domingo, 22 de junho de 2014

TP4: Maquete e Tratamento de Imagens

Maquete:





Tratamento de Imagens:


-VISTA FRONTAL
 ESCALA 1:125


-VISTA LATERAL ESQUERDA
 ESCALA 1:125


-VISTA LATERAL DIREITA
 ESCALA 1:125

-VISTA POSTERIOR
 ESCALA 1:125


-VISTA SUPERIOR
 ESCALA 1:125

-PLANTA
 ESCALA 1:125


-CORTE AA E BB
 ESCALA 1:125



-PERSPECTIVA MILITAR TRIMÉTRICA
 ESCALA 1:125




sábado, 5 de abril de 2014

terça-feira, 25 de março de 2014

Caderno de Croquis

 
Desenhos feitos a partir das técnicas ensinadas durante as aulas de Comunicação II

Técnica do Carvão

O carvão, é o método artístico de desenho mais antigo que se conhece e ao mesmo tempo, o mais simples. O material é feito de paus de madeiras carbonizados. Geralmente de ramos de salgueiro ou videira. 
Marcam com facilidade, proporcionando traços amplos e a possibilidade de cobrir grandes superfícies com sombra. Pelas suas capacidades expressivas, é possível plasmar a atmosfera, luz e inclusive cor aos temas realizados com esse material. 


Desenhos de carvão, produzidos durante a aula de Comunicação II

(Fonte: http://www.amopintar.com/desenho-a-carvao/)

Diário de Bordo

O diário de bordo de Humanidades I será utilizado durante o primeiro período, para facilitar o estudo dos alunos antes das provas. O diário confeccionado pelos próprios alunos, contará com uma resenha e colagem crítica sobre cada matéria dada no semestre.

  Capa do diário de bordo de Pedro Moreira

terça-feira, 18 de março de 2014

Experiência Epitelial

A alteração do espaço deste trabalho é uma junção de ideias a partir das obras de Helio Oiticica, Ernesto Neto e Christo. Helio e Ernesto trabalham com a relação do espaço com o homem, já Christo empacota objetos com o intuito de revelá-los. A partir disso, “experiência epitelial” surgiu para despertar as sensações humanas, através do vento, som e vibração.
O som que se propaga pelo teatro possui a entrada com a gravação dos últimos segundos da tragédia espacial de 1986, seguida por diversas músicas melancólicas em alto volume, somadas ao vento resultado de um conjunto de ventiladores, que possuem a finalidade de causar angustia semelhante a que os tripulantes sentiram durante a explosão.

1ª projeto de intervenção no espaço:



2ª projeto de intervenção no espaço:


Projeto final de intervenção no espaço:



Música executada durante a apresentação do TP1:

Desenho com Carvão


Cosmococa





A Galeria Cosmococa em Inhotim, revela a intenção de Hélio Oiticica de aproximar a relação entre obra e homem, onde é necessário a participação humana para sentir o propósito deste espaço. Usa de diferentes trilhas sonoras e projeções em todas as cinco salas do prédio. E através do “Quasi cinema”, fica expresso claramente o esforço de Hélio para incluir o espectador dentro de sua arte. A intenção de Oiticica ao desenvolver a galeria é simular o efeito da cocaína, as salas misturam diversão, relaxamento e ao mesmo tento uma certa tensão de seus admiradores.






O edifício é uma intervenção radical na topografia do local, que causa sensação ambígua em quem o observa. Visto de baixo, é como uma cobertura verde que dá continuidade a paisagem ao seu redor; e quando vista do alto apresenta intencionalmente os limites entre edifício e paisagem. A pedra de revestimento do prédio, é a mesma pedra local o que reforça sua integração com a paisagem. Os muros altos, o material utilizado e o próprio formato do edifício causam estranhamento uma vez que se assemelham a uma prisão. Em seu interior, a organização não direcionada dos acessos as salas expositivas, são associadas a mudança e escala e luz, que representam a extensão da natureza, e o fechamento parcial do pátio com passagens estreitas e altas. No hall de entrada é possível se perceber o ambiente climatizado e o chão gelado, Oiticica utiliza colchões, redes, almofadas de formas geométricas, uma piscina, música alta e projeção de slides, para causar a sensação de desprendimento no público, de maneira inusitada onde a experiência vem através do prazer e diversão.

Arte e Artista

Primeira resenha para o caderno de Humanidades I. Dia 07/02/2014